Economia de Gás

Dicas de Economia de Gás

  O que fazer em caso de vazamentos? O gás é odorizado intencionalmente para que seja possíve

Leia mais >>
Espaço do síndico

  Gás natural e Gás LP Gás Natural: Não precisa de botijões ou cilindros para armazenamento

Leia mais >>
Aprenda sobre o gás natural

  O Gás Natural é um combustúvel fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservat

Leia mais >>

Aprenda sobre o gás LP (Gás Liquefeito de Petróleo)

 Aprenda-sobre-o-gs-LP

O Gás LP (Gás Liquefeito de Petróleo), mais conhecido como "gás de cozinha", é produzido no Brasil através de duas formas. A primeira, e mais comum, decorre do refino do petróleo. A segunda, em escala reduzida, acontece a partir do processamento do gás natural. Por ser o mais leve dos derivados de petróleo, é o último produto comercial resultante da cadeia de extração.

Antes dele, são produzidos os óleos combustíveis, a gasolina, o querosene, o diesel e a nafta. Normalmente comercializado em botijões no estado líquido, torna-se gasoso à pressão atmosférica e temperatura ambiente na hora de sua utilização em fogão. É caracterizado por sua grande aplicabilidade como combustível, graças à facilidade de armazenamento e transporte a partir do seu engarrafamento em vasilhames (botijões, cilindros ou tanques).

Por ser um produto inodoro, é adicionado um composto à base de enxofre para caracterizar seu cheiro. Desta forma, é possível detectar eventuais vazamentos. Formado por uma mistura de gases propano e butano, que gera combustão sem resíduos tóxicos, o Gás LP é uma fonte limpa de energia, sem ser corrosivo ou poluente. Também não é tóxico, mas se inalado em grande quantidade tem efeito anestésico.

Apesar de no Brasil ser usado em sua grande maioria para fins residenciais de cozimento de alimentos, o Gás LP é utilizado também pela indústria e nas produções agrícola e alimentícia.

 

Onde utilizar o Gás LP?

icone industria

O Gás LP permite o aquecimento homogêneo de equipamentos de toda natureza, o controle da pureza dos processos, a modulação da chama, a concentração, controle e estabilidade da temperatura para aplicações na indústria siderúrgica, metalúrgica, automobilística, naval, têxtil, de fundição, de papel e celulose, vidro, cerâmica, alimentos, bebida, plástico, cimento, asfalto entre centenas de outras tantas aplicações que fazem do Gás LP um energético de alta performance.

Além disso, por sua pureza e ausência de enxofre, o Gás LP é considerado um energético nobre que também pode ser utilizado em processos da indústria química, farmacêutica e de cosméticos, onde a demanda por qualidade é altíssima.

icone Agricultura

Na agricultura, o Gás LP é largamente utilizado em várias atividades. As principais são: secagem e/ou torrefação de grãos, frutas, vegetais e folhas; controle do crescimento e proliferação de erva daninha e combustível de máquinas e equipamentos agrícolas.

Na avicultura, é reconhecido como um energético altamente adequado para aquecimento de ambientes, por ter menor custo do que a eletricidade e menores índices de poluição que combustíveis sólidos.

 icone meioambiente

Para muitas aplicações, a troca para o Gás LP pode contribuir muito na redução da emissão de gases que causam o “efeito estufa”, na comparação com combustíveis convencionais. As principais vantagens do Gás LP em relação a esses combustíveis são:

  • Possui uma queima mais limpa, produzindo baixas emissões de gases que produzem o “efeito estufa” e causam mal à saúde das pessoas.
  • Tem vida curta na atmosfera por sua instabilidade como vapor.
  • É abundante e disponível.
  • Não contamina o solo ou aqüíferos subterrâneos.
  • Permite que as indústrias reduzam suas emissões de carbono.

O Gás LP é um combustível de origem fóssil. Contudo, a sua queima é muito mais limpa do que outros combustíveis tradicionais, permitindo dessa forma que a sua utilização em um maior número de aplicações possa trazer significativas e imediatas contribuições para o meio ambiente, com a redução de gases nocivos.

icone residencia

Seu uso mais conhecido é no cozimento de alimentos, mas ele também pode ser utilizado na calefação de ambientes e no aquecimento de água. Suas características de disponibilidade, armazenamento, transporte, limpeza, segurança, baixo custo, entre outros atributos, o fazem presente em qualquer lugar e ser conhecido como um energético “multi-uso”.

Em chuveiros, o aquecedor a Gás LP é mais eficiente, pois produz água quente de imediato, em grande quantidade e com muita pressão. Além disso, o sistema é mais seguro e mais econômico do que o chuveiro elétrico. 

icone comercial

O Gás LP pode ser utilizado em resorts, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, cozinhas industriais, padarias, confeitarias, pastelarias, shopping centers, hospitais, casas de saúde, lavanderias e demais estabelecimentos comerciais que precisem de um energético eficiente para fogões, fornos, estufas, caldeiras, lavadoras, secadoras, aquecedores, condicionadores de ar entre outros tipos de equipamento.

O Gás LP é o mais versátil e econômico dos energéticos e já é largamente utilizado no preparo e aquecimento de alimentos, no aquecimento de água e na produção de vapor, processos mais utilizados pelos estabelecimentos comerciais, substituindo inclusive a Energia Elétrica com eficiência e custo mais baixo.

Também se apresenta como excelente opção para a climatização de ambientes, na produção de ar frio ou quente.

 
Quais as vantagens do Gás LP?
  • Quando submetido a uma pressão média ou a uma baixa temperatura, o Gás LP se liquefaz, possibilitando uma eficiente armazenagem e estocagem. 
  • Por essas facilidades, o Gás LP não requer grandes investimentos em infra-estrutura de distribuição, como ocorre, por exemplo, com a Energia Elétrica, que requer pesados investimentos em linhas de transmissão e redes de distribuição ou com o Gás Natural com gasodutos e redes de distribuição.
  • O Gás LP possui baixas interferências no meio ambiente. Em caso de vazamento, o Gás LP não contamina o solo nem aqüíferos. E possui vida curta na atmosfera por sua instabilidade como vapor.
  • Outra característica do Gás LP, diferente de outros combustíveis, é a de não se deteriorar com o tempo, podendo ser armazenado por longos períodos para uso futuro, funcionando como excelente opção de “back-up”.
  • Por sua pureza, a queima do Gás LP é limpa. Não produz fuligem ou emite compostos como enxofre, nitrogênio ou não queimados, como o monóxido de carbono ou outros poluentes produzidos pela combustão incompleta da lenha, do carvão, do óleo combustível e da gasolina.


    Inscreva-se para receber nossa newsletter.