Iniciativas Ambientais

UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF – foi criado no dia 11 de dezembro de 1946, por decisão unânime, durante a primeira sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Os primeiros programas do UNICEF forneceram assistência emergencial a milhões de crianças no período pós-guerra na Europa, no Oriente Médio e na China. Com a reconstrução da Europa, alguns países decidiram que a missão do UNICEF estava cumprida.

Em 1950 a UNICEF chegou no Brasil e, desde então, trabalha em parceria com governos minucipais, estaduais e federal, sociedade civil, grupos religiosos, mídia, setor privado e outras organizações internacionais, incluindo agências das Nações Unidas, para defender os direitos de meninos e meninas brasileiros.

Hoje, a atuação do UNICEF busca contribuir para a construção de políticas públicas que reduzam as disparidades; aproximar e articular parcerias; desenvolver capacidades e difundir e divulgar tecnologias sociais e boas práticas; e produzir e disseminar conhecimentos em centros de pesquisas e universidades, fazendo com que os gestores e a sociedade trabalhem por resultados concretos na vida das crianças e dos adolescentes.

Como participar?

Doação: são recebidas doações mensais ou pontuais.

Compra de itens UNICEF: a renda gerada através da compra de presentes e cartões do UNICEF são destinados aos projetos da instituição.

www.unicef.org.br

Fonte: UNICEF Brasil. Acesso em 06 de dezembro de 2016. 

WWF

Com sede na Suíça, a rede WWF é composta por organizações e escritórios em diversos países que têm como característica a presença, tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos nas questões ambientais.

É a maior organização independente do seu género no mundo, com mais de 5 milhões de associados a nível mundial, que trabalham em mais de 90 países, participando em aproximadamente 1300 projetos de conservação ambiental.

Como participar?

Afiliação: através de uma doação única.

Doação: através de uma doação mensal.

Passaporte Panda: participação mais ativa nas ações da WWF.

www.wwf.org.br

Fonte: Wikipedia. Acesso em 06 de dezembro de 2016. 

Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental constituída em 1986. Tem como meta preservar o que resta da Mata Atlântica, aprimorar o patrimônio material e cultural elaborado e exercitado pelos grupos que residem nesta região e enriquecer a identidade longamente tecida por estas sociedades, almejando assim encontrar o imprescindível desenvolvimento sustentado.

Seu dever é avisar, notificar, instruir, motivar e tornar as pessoas aptas a praticar a cidadania.

Sua intenção não é só preservar o meio ambiente, mas também formar profissionais que realmente dominem o conhecimento de cada um dos grandes meios do planeta: oceano, floresta, pradaria, conjunto de águas doces, entre outras esferas conhecidas como biomas.

Este projeto visa amadurecer a militância ambiental no Brasil. Entre os planos propostos pela SOS Mata Atlântica estão o Click arvore; A estrada Parque de Itu; Floresta do futuro; Mata Atlântica vai à escola; Núcleo União Pró-Tietê; Programa Observando o Ribeira; Programa Lagamar.

Como participar?

Filiação: através de planos de doações.

Voluntariado: aberto a pessoas interessadas nos objetivos dos projetos da organização.

Site e loja virtual: www.sosma.org.br

Fonte: InfoEscola. Acesso em 06 de dezembro de 2016. 

Greenpeace

O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiam os tomadores de decisão a reverem suas posições e mudarem seus conceitos. O Greenpeace existe graças à contribuição de milhões de colaboradores em todo o mundo, que garantem sua independência e o compromisso exclusivo com os indivíduos e com a sociedade civil.

O Greenpeace tem sede em Amesterdão, nos Países Baixos, e possui escritórios espalhados em mais de 40 países.

Como participar?

Colaborador: Doação de uma quantia mensal.

Cyberativista: Assina petições e participa de ações online.

Voluntário: Existe um processo seletivo, que acontece, em média, duas vezes por ano.

Para se candidatar o interessado deve se inscrever no site da organização.

Divulgue: realize a divulgação das campanhas do Greenpeace através de vídeos e banners fornecidos pela organização em seu site ou blog.

www.greenpeace.org/brasil/pt

Fonte: GreenPeace Brasil. Acesso em 06 de dezembro de 2016. 

Avaaz

Avaaz significa ‘voz’ em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas.

Lançada em 2007 com uma missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.

A Avaaz mobiliza milhões de pessoas de todo tipo para agirem em causas internacionais urgentes, desde pobreza global até os conflitos no Oriente Médio e mudanças climáticas. O nosso modelo de mobilização online permite que milhares de ações indivíduas, apesar de pequenas, possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva.

Operando em 15 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam todos nós.

Como participar?

Assinando petições: cadastre-se no site e assine as petições online enviadas semanalmente.

Doação: através de doação única ou contínua.

www.avaaz.org/po

Fonte: Avaaz.Org. Acesso em 06 de dezembro de 2016.