Henkel apresenta primeiras garrafas produzidas por reciclagem química
Através da reciclagem química, os resíduos de plástico misto, que antes eram impossíveis de reciclar, podem agora ser efetivamente reprocessados e reutilizados.
A multinacional alemã Henkel produziu pela primeira vez garrafas a partir de plástico quimicamente reciclado, um sistema que permite reprocessar e reutilizar resíduos de plástico misto e que até agora não podia ser reciclado, foi hoje anunciado.
“Vemos um enorme potencial para a reciclagem química dos produtos, para complementar a reciclagem mecânica convencional”, refere Thorsten Leopold, Head of International Packaging Development Home Care da Henkel, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A reciclagem química de produtos permite, assim, que os resíduos de plástico que não podem ser reciclados mecanicamente sejam reintroduzidos no ciclo do material.
Desta forma, a matéria-prima secundária que resulta da reciclagem mecânica e que não pode ser por esta aproveitada, acaba por servir como matéria-prima para a indústria química produzir plásticos para diversos fins, nomeadamente embalagens.
As primeiras garrafas produzidas por reciclagem química agora apresentadas fazem parte de um projeto-piloto que se insere num projeto que envolve a colaboração da Henkel com a BASF.
Créditos da matéria: Notícias ao Minuto
Créditos da imagem: Divulgação – © iStock