Toyota vai reciclar baterias de carros elétricos em parceria com cofundador da Tesla
Empresas pretendem recondicionar a bateria da primeira geração de veículos elétricos
A Toyota é uma das montadoras tradicionais que mais investe na área de veículos elétricos e atualmente está trabalhando em uma nova linha de carros, incluindo seu primeiro modelo com bateria de longo alcance. Mas enquanto trabalha com seus novos veículos, a montadora também está preocupada com as baterias velhas de carros antigos, que serão recondicionadas por ela com a ajuda da Redwood Materials.
Fundada pelo cofundador da Tesla, JB Straubel, a Redwood trabalha reciclando baterias mais antigas para aproveitar o seu material. A empresa planeja usar esses materiais reaproveitados para produzir mais ânodos e cátodos, que são materiais principais para a fabricação de novas baterias.
O The Verge aponta que o foco da Toyota com a empresa de Straubel é criar uma “cadeia de suprimentos de circuito fechado para veículos elétricos”, que basicamente é reutilizar as baterias de veículos elétricos antigos em carros novos. Entretanto, o foco delas não é reaproveitar as baterias dos carros de última geração, isso porque elas ainda são muito novas e ainda funcionam bem.
Tanto a Redwood como a fabricante japonesa pretendem concentrar os seus esforços em reciclar as peças da primeira geração de carros elétricos a bateria, que já foi lançada há 20 anos e está chegando ao fim da sua vida útil. Os planos do cofundador da Tesla é abrir uma base de operações perto da recém anunciada fábrica de baterias da Toyota na Costa Leste dos Estados Unidos, o que facilitará a logística de operação delas.
O método e a tecnologia de reciclagem de baterias da empresa americana ainda não foi comprovado. Recentemente ela até lançou um programa com a Ford e Volvo para lidar com veículos elétricos que estão no final da sua vida útil, mas ela ainda não mostrou ter a capacidade de manter uma operação em larga escala.
Entretanto, como apontado pelo Bloomberg, devido ao custo extremamente alto de fabricação de baterias para veículos elétricos, não deverá faltar incentivo nos próximos anos para tornar o processo de reciclagem das baterias viável, e barato.
Créditos da matéria: https://mundoconectado.com.br/
Créditos da imagem: Divulgação