Postes de energia são transformados em carregadores elétricos

Visando incentivar o uso de carros elétricos, a Austrália está espalhando estações de carregamento.

A venda de novos veículos elétricos pode ultrapassar 18 milhões em 2024, segundo o relatório Global Auto Outlook, que analisa o comportamento e as tendências da indústria automotiva global. Para aqueles em que o custo mais elevado não é empecilho, a dificuldade de encontrar postos de recarga pode ser um grande problema na hora de decidir optar ou não pelo carro elétrico. Ampliar a rede de recarga não é simples, mas a Austrália está mostrando que a solução pode ser descomplicada: postes de energia das ruas estão sendo transformados em estações de carregamento para veículos elétricos.

A iniciativa integra um primeiro teste que está sendo realizado nas Praias do Norte, na região de Sydney, em Nova Gales do Sul. O projeto é liderado pela empresa de tecnologia energética Intellihub, tem o apoio governamental do Northern Beaches Council (Conselho de Praias do Norte) e financiamento da Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA).

“As Praias do Norte são uma das áreas de crescimento mais rápido em compra de veículos eléctricos e estamos trabalhando com parceiros da indústria para garantir que existam estações de carregamento locais suficientes para acompanhar a procura”, diz Sue Heins, presidente do Northern Beaches Council.

De acordo com Sue, a iniciativa está tornando o carregamento de veículos elétricos mais acessível para pessoas que vivem em apartamentos ou moradias onde não há opção de carregamento de veículos elétricos no local. “Esperamos que isso encoraje mais pessoas a mudar de veículos movidos a gasolina e diesel para veículos eléctricos”, pontua.

The Northern Beaches é um dos oito conselhos locais que participam do Intellihub EV Streetside Charging Project. Os carregadores de 22 quilowatts foram instalados em sete pontos da região, definidos após o projeto analisar propostas e receios de moradores locais.

“Houve apoio geral ao projeto, mas algumas preocupações foram levantadas. Estas incluíam financiamento e custos para a comunidade, e a preocupação de que alguns dos locais propostos não fossem adequados devido à disponibilidade limitada de estacionamento”, assumiram os organizadores. Desta forma, o grupo deixa claro que os custos do projeto serão cobertos pela Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA) e os usuários pagarão para usar o serviço. Além disso, algumas localidades previamente cogitadas foram descartadas – ao menos por enquanto.

Outro ponto interessante da iniciativa é que a quantidade equivalente de energia usada para carregar os veículos elétricos nos novos carregadores será devolvida à rede em forma de energia renovável certificada.

Os testes deste projeto têm duração prevista de 12 meses. Se bem-sucedido, a iniciativa pode ser ampliada para todo o país.

Apoio governamental

O Conselho não financia nenhuma estação de carregamento, mas apoia e fornece espaços públicos apropriados para que a ação aconteça. “Nosso objetivo é fornecer sistemas de carregamento universais que não sejam atribuídos a nenhum fabricante de veículos específico”, frisa a instituição.

O Conselho de Praias do Norte tem a meta de reduzir de 30% as emissões dos veículos até 2038 e o Plano de Ação para as Mudanças Climáticas abarca uma série de ações para alcançar este resultado, incluindo a facilitação e fornecimento de infra-estruturas públicas de carregamento de veículos eléctricos em locais chave.

 

Créditos da matéria: Ciclo Vivo

Créditos de imagem: Northern Beaches Council

Confira a matéria na íntegra